Batata cozida

Batata cozida
Batata cozida

Sendo classificada como um tubérculo, a batata é um dos alimentos mais consumidos a nível mundial e possui aproximadamente cem variedades consideradas comestíveis. Divididas em dois grupos – batata madura (de grandes dimensões) e batata nova (que é de menor dimensão e é colhida antes do período em que atinge a maturidade) –, as batatas divergem de acordo com fatores como a forma, a cor, o tamanho, o teor de amido e o sabor.

As batatas podem também ser feitas de formas distintas, como assar, fritar ou cozinhar – sendo que você poderá aprender e guardar esta receita sobre como fazer batatas cozidas de forma rápida e fácil. Pronto para se aventurar na cozinha?

Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa
  • 1/4 copo grandede azeite de oliva
  • 1 quilo de batatas com casca
  • 1 maço de tomilho
  • sal grosso
  • 1 copo grande de vinho branco seco
  1. 1

    Dependendo do tempo de cozimento, as batatas podem adquirir texturas diferentes, embora se possam considerar, por via de regra, consistentes e cremosas. Preferir o consumo de batatas cozidas em detrimento de outras opções de preparação (como assar ou fritar) deste tubérculo significa a possibilidade de absorver adequadamente quantidades relevantes de potássio, cálcio, fósforo e ferro - necessários para o funcionamento eficaz do organismo e para a promoção da ingestão de nutrientes benéficos através da prática de uma alimentação equilibrada.

  2. 2

    Em uma panela larga, coloque água juntamente com o tomilho, as batatas, o azeite de oliva, o vinho e o sal grosso – sendo que este último deve ser colocado gradualmente, de modo a controlar a quantidade necessária ao equilíbrio no processo de cozimento.

  3. 3

    Durante o cozimento tenha em atenção à necessidade de mexer os ingredientes colocados na panela de vez em quando, de modo a que as batatas não grudem na panela. Para verificar se as batatas se encontram devidamente cozidas, espete um palito: se sair sem resíduos, significa que as batatas se encontram macias.

Dicas e AVISOS
  • Por ser um alimento com um sabor neutro (cuja referência reporta aos amiláceos), a batata é um acompanhamento de excelência para muitas receitas, nomeadamente através do processo de cozimento. Neste sentido, as batatas cozidas são uma excelente opção para pratos de peixe no forno ou carnes nobres; para refeições mais informais, podem ser incorporadas na qualidade de ingrediente para rentabilizar saladas, juntamente com atum, milho, feijão verde ou cenoura.
  • A prepração desta receita demora aproximadamente 20 minutos para ficar pronta e tem uma rendibilidade para seis porções.

Video Como Fazer Batata cozida

Deixe seu comentário...

© 1997 - 2014 | Tudo Gostoso Receitas - Todos os direitos reservados.
User Online