Como fazer polenta com leite

 polenta com leite
polenta com leite

A polenta é um alimento à base de farinha, e originada ainda antes do pão, o que a torna dos alimentos mais antigos da história. Originária do norte de Itália, era inicialmente feita praticamente apenas de farinha de aveia e trigo. Só passado alguns anos, com o aparecimento do milho na Europa, a polenta passou a ser feita quase só de milho. A evolução alimentar trouxe obviamente alterações na receita da polenta, sendo que no Brasil uma das receitas utilizadas é a polenta com leite.

Dificuldade Fácil Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - Uma colher de margarina;
    - Um dente de alho;
    - Duas xícaras e meia de leite;
    - Uma colher de chá de sal;
    - Um caldo de galinha ou carne;
    - Uma xícara de fubá;
    - Uma xícara de água.

  2. 2

    Modo de Preparação:

    Em primeiro lugar deve ser colocada numa panela a margarina para ir oleando a panela e em seguida o alho, que se deve encontrar bem picadinho, para que o alho fique bem frito e ganhe gosto no fundo da panela. Quando verificar que o alho se encontra dourado pode então acrescentar as duas xícaras e meia de leite, uma colher de chá de sal e o caldo, que pode escolher entre o de galinha ou de carne;
    Quando já tiver adicionado estes ingredientes, pode então baixar o fogo e tem que deixar cozinhar para ganhar bem o gosto até que esteja tudo fervendo. Em outra panela coloque a xícara de fubá e a xícara de água e mexa tudo muito bem até que o fubá se encontre dissolvido na sua totalidade.
    Quando já verificar que o fubá se encontra completamente dissolvido pode em seguida coloca-lo na panela onde se encontra o leite a ferver e aí tem que mexer constantemente, com o auxílio de uma colher de pau, até que a polenta se encontre completamente desgrudada do fundo da panela. Geralmente este processo demora mais ou menos uns 15 a 20 minutos. Durante o tempo em que está a mexer, se verificar que a polenta se encontra um bocado dura, deve adicionar um bocado de leite até conseguir obter uma polenta com a consistência que pretende. Quando tudo tiver a consistência que pretende, deve untar um pirex com margarina e então colocar a massa. Depois é só levar o pirex ao forno para a massa poder gratinar.

    Nota: Se não quiser servir a polenta simples pode fazer um molho de frango desfiado e regar a polenta com este molho. Em seguida pode polvilhar com queijo ralado e assim encontra-se pronta para ser servida.


Video Como Fazer Como fazer polenta com leite

Deixe seu comentário...

© 1997 - 2014 | Tudo Gostoso Receitas - Todos os direitos reservados.
User Online