Como preparar baiacu

Como preparar  baiacu
Como preparar baiacu

O baiacú não é um peixe qualquer e é necessário o máximo de cuidado para prepará-lo. Caso não tenha prática no preparo peça auxílio a um especialista, pois trata-se de um peixe extremamente venenoso e responsável por milhares de mortes no mundo inteiro. O veneno que este animal carrega é chamado de tetrodoxina. Quando ingerido pode causar desde uma simples dormência na boca até falta de ar e perda de força física.
Se você não possui muita experiência em preparar baiacús e não deseja correr este risco, também poderá comprá-lo em peixarias confiáveis já limpo e em pedaços. Isso evita o risco de envenenamento.
Devido a uma glândula que possui a substância venenosa e que deve ser cuidadosamente removida, caso seja cortada contamina a carne inteira com o veneno.
No Japão ouve uma época em que surgiram rumores que esta toxina que fica alojada próxima ao aparelho digestivo deste animal foi adquirida pelo fato dele consumir seres que possuem substâncias tóxicas como estrelas do mar e moluscos, porque até então os próprios peixes não produziam este tipo de toxina. Como se houvesse uma mutação natural onde o veneno destes moluscos se fundisse com a estrutura genética deste animal.
O peixe baiacú é um peixe que não possui alta velocidade para nadar como os outros peixes, por isso quando se sente ameaçado ele literalmente infla como um balão enchendo o seu estômago de ar e água eriçando os seus espinhos, uma forma de defesa contra os inimigos. Geralmente quando este animal infla, consegue afugentar grande parte dos predadores pois ele triplica o seu tamanho normal.
Vamos ao preparo do nosso baiacu.

Instruções Coisas que você precisa
  • 3 colheres sopa creme de leite
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 colher sopa de trigo
  • 300gr peixe baiacú limpo e cortado em pequenos pedaços
  • 1 tablete caldo de tomate
  1. 1

    Pegue uma panela leve ao fogo;
    Adicione um pouco de azeite, deixe-o aquecer um pouco adicione os pedaços de peixe e deixe-os até refogar.
    Após refogado retire o peixe do fogo e o coloque em outra vasilha.
    Dissolva o caldo de tomate em outra panela com uma xícara de água quente.
    Na panela que ficou o restante do azeite aproveite o mesmo para refogar a cebola. Em seguida acrescente o trigo e refogue-o até ficar levemente dourado.

  2. 2

    Misture o caldo e mexa bem até que torne-se uma mistura homogênea e cremosa.
    Adicione o peixe e deixe-o cozinhar por 5 minutos.
    Apague o fogo e adicione o creme de leite.


Video Como Fazer Como preparar baiacu

Deixe seu comentário...

© 1997 - 2014 | Tudo Gostoso Receitas - Todos os direitos reservados.
User Online