Como fazer doce com creme de leite

Como fazer doce com creme de leite

30 de setembro de 2014 0 Por Vovó Matilda

Como fazer doce com creme de leite

Galeria Como fazer doce com creme de leite

O creme de leite é um ingrediente culinário muito versátil, e como quase todo ingrediente possui inúmeras variações. Antes da industrialização, o creme de leite já existia, mas era feito retirando-se as camadas de nata do leite, juntando-as e passando por um processo mais rudimentar, para depois ser armazenado.
Existe o creme de leite azedo, o fresco, “light”, “fraiche”, etc. A diferença entre eles está basicamente no teor de gordura. E no caso do creme de leite azedo, este passa por um processo de fermentação.
Os cremes de leite com um teor de gordura mais elevado são mais brancos e mais adequados para bater e fazer glacês e chantili, por exemplo. Já os cremes de leite industrializados que contém soro não podem ser utilizados para este propósito.
Pode ser utilizado em inúmeros pratos doces, desde tortas, mousses, docinhos, até ser servido com compotas, morangos frescos ou doces caramelados (como é o caso da nossa receita).

Instruções Coisas que você precisa

  • Uma moranga madura.
  • Creme de leite sem soro, na quantidade suficiente para encher abóbora.
  • Açúcar numa quantidade próxima a do creme de leite (pode ser um pouco menos, conforme o seu gosto).
  1. 1

    Essa receita é um pouco trabalhosa, pois demora dois dias para ficar pronta. Bem, para começar:

    Depois de lavar a moranga, tire o “tampão” da mesma (Não jogue fora!! Reserve) e limpe-a bem por dentro, tirando todas as sementes e fios que ficam sobre a polpa.

  2. 2

    Encha a moranga com o açúcar e coloque-a no forno a 180° ou 200° por cerca de 45 minutos a uma hora, ou o tempo necessário para que fique bem cozida e macia e que o açúcar dentro dela tenha se transformado numa calda amarelada.

  3. 3

    Após isso deixe a moranga e a calda esfriarem. Retire a calda da moranga e coloque num recipiente adequado, e guarde na geladeira.
    Depois que a moranga tiver esfriado, encha-a com creme de leite e ponha para gelar.

  4. 4

    Agora, após os dois dias previstos no início da receita, a abóbora já está pronta para ser consumida. Sirva com a calda gelada!

Dicas e AVISOS

  • Cuidado ao comprar produtos como creme de leite em feiras, compre só se houver certificado, senão procure comprar um produto industrializado mesmo.