Como preparar aperitivos light

Como preparar aperitivos light

30 de setembro de 2014 0 Por Vovó Matilda

Como preparar aperitivos light

Galeria Como preparar aperitivos light

Segundo a Real Academia da Língua, a palavra ‘aperitivo’ pode ser definida como ‘tudo aquilo que serve para estimular o apetite’. Sendo assim, aperitivos podem ser considerados todas as pequenas porções de alimento ou bebida, com propriedades estimulantes de apetite, servidas antes de refeições principais como almoços ou jantares.
Costumam ser servidas muitas coisas como aperitivos em festas e jantares sociais, como canapés, picados de carnes, embutidos gordos e magros, queijos, mini-empadas e salgadinhos; juntamente com coquetéis, licores variados e alguns tipos de vinhos (como o Xerez, o Madeira e o Vermounth). Porém, alguns desses itens acabam não tendo o papel de estimular o apetite por causa de seu alto teor de gordura ou substâncias que acabam inibindo a vontade de comer e saciando a pessoa rápido demais. Alguns exemplos disto são iscas de carne empanadas, salames gordos, batatas fritas e torresmo.
Um grupo de pessoas pode passar a noite inteira em um bar saciando sua fome só os aperitivos gordos listados acima, porém não é uma prática saudável, pois além de não proporcionar os devidos nutrientes ao organismo, se tido como hábito regular acarreta em aumento de gordura corporal, aumento do colesterol e eventualmente até da pressão arterial.
Então, este artigo se propõe a dar algumas sugestões para você saber o que comer quando for a uma festa, ou então caso seja anfitrião, saber o que oferecer.

Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa

  • Cerca de 35 palitos de madeira (de preferência os palitos para churrasco).
  • Vinagre.
  1. 1Bom, neste caso, os aperitivos gordos como toucinho, batata frita e salsichão estão riscados da lista.
    Você pode preparar entradas como abobrinhas recheadas, canapés de peito de perú, canapés de palmito, biscoitinhos integrais ou torradas com ricota e tempero, espetinhos com vegetais e cogumelos, pastas e molhos a exemplo da Guaca Mole, e por aí vai.
  2. 2A receita do artigo são os deliciosos espetinhos de cogumelo.

    Segue a lista de ingredientes:

    – Oito unidades de cebola roxa pequena ou média.
    – Três pedaços de queijo coalho, queijo minas ou queijo colonial (somente os leves).
    – Duas bandejas de tomate cereja.
    – Duas bandejas de cogumelo Paris.
    – Um ramo de cebolinha verde.

    Ingredientes para o molho:

    – Salvia.
    – Manjericão.
    -Água fervente.
    -Sal.
    -Azeite

  3. 3Coloque os tomates cereja e a cebolinha de molho no vinagre por aproximadamente 15 minutos. Lave bem os cogumelos e escalde a cebola roxa com água quente.
  4. 4Tire os ingredientes do molho após os 15 minutos. Corte a cebola em pedaços, o queijo e a cebolinha (não cortar muito pequeno o tempero verde, cortar pedaços grandes para espetar).
  5. 5Espetar e arrumar os ingredientes da forma que preferir. Colocar o molho por cima e levar à churrasqueira, ou então ao forno para dar uma dourada ou defumada. Então estará tudo pronto para servir.

Dicas e AVISOS

  • O rendimento da receita é de cerca de 35 espetos.