Culinária africana: saiba mais

Culinária africana: saiba mais

30 de setembro de 2014 0 Por Vovó Matilda

Culinária africana: saiba mais

Galeria Culinária africana: saiba mais

Misturando uma enorme diversidade de aromas, sabores, texturas e cores, a culinária africana é por si mesma uma verdadeira viagem à essência dos sentidos. Conheça algumas iguarias gastronômicas típicas e aventure-se!

Dificuldade Fácil Instruções

  1. 1

    A multietnicidade que permeou a história e a cultura do continente africano reflete-se atualmente no seu patrimônio gastronômico, que apresenta múltiplas iguarias de influência ocidental e oriental. Dentre a variedade infinita de legumes mais frequentemente utilizados na elaboração de pratos africanos, destacam-se o quiabo, a mandioca, o repolho, os amendoins e a batata doce como exemplos mais significativos.

    A carne mais unanimemente escolhida é o frango, sendo que as receitas à base de peixe privilegiam as espécies locais; no que diz respeito aos temperos de origem vegetal, o destaque recai sobre noz moscada, cardamomo, alho, curry e limão como ingredientes de referência.

  2. 2

    Uma das receitas mais conhecidas mundialmente é o curry de frango, que por norma é um prato bastante aromatizado e levemente picante. Combinando ingredientes como gengibre, noz moscada, canela e leite de coco, o curry de frango é geralmente acompanhado por arroz basmati, cujos grãos longos e a textura suave conferem uma dose extra de exotismo a esta receita verdadeiramente deliciosa!

  3. 3

    Famoso na África do Sul, o “Babotie” apresenta semelhanças visuais com a tradicional lasanha, sendo uma receita de origem malaia. Embora não contenha massa, o babotie tem um recheio que abrange uma pluralidade de produtos: carne moída (de carneiro, vaca ou porco), gengibre, coco, ovos, damasco, leite e folhas de laranjeira, sendo uma iguaria de sabor predominantemente doce.

    Na medida em que existem várias versões desta receita, o acompanhamento mais usual para a mesma reside no arroz cozido de forma simples, de modo a que se possa apreciar a experiência sensorial que este prato oferece.

  4. 4

    Em Angola, a estrela da culinária é a “Muamba”, que é popularmente preparada com galinha (embora existam outras versões, inclusive com a substituição da carne pelo peixe). Rica em aromas, a muamba inclui na sua confecção ingredientes como alho, abóbora, quiabos, cebola e óleo de palma, sendo acompanhada com funge – farinha de mandioca ou de milho.

  5. 5

    A culinária ganesa destaca a combinação de abacate com amendoins, o “Tchepo-Djen” (que combina arroz com legumes e peixe) e o “Fufu”, feito com azeite de dendê, banana da terra e molho à base de amendoim.

Dicas e AVISOS

  • São inúmeras as referências exóticas à culinária africana: na Serra Leoa, por exemplo, os pratos típicos incluem sopa de pimentão e guisado de amendoim.