Peixe assado simples

Peixe assado simples

30 de setembro de 2014 1 Por Vovó Matilda

Peixe assado simples

Galeria Peixe assado simples

O peixe é uma carne branca, magra e faz um bem enorme a saúde. É rico em fósforo, sendo um energético natural, que ajuda na disposição e reforça a memória. Nos dias de hoje que corremos tanto e incluir o peixe nas refeições pelo menos duas vezes por semana já faz diferença, além de melhorar a qualidade vida.

Segundo A OMS (Organização Mundial de Saúde) o ideal é que o consumo de peixe possa chegar a 12 kg por pessoa por ano. Com tantas variedades de peixes é possível acrescentar esta carne tão saborosa no nosso dia a dia e prepara-lo de forma prática.

É muito fácil assar um peixe, seja em postas ou inteiro. Então escolha o peixe de sua preferência e acompanhe esta receita simples, que serve para todos os tipos.

Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa

  • 2 limões médios
  • azeite
  • 2 tomates
  • Para 1 Kg de peixe inteiro, em postas ou filé use:
  • 4 cebolinhas
  • Sal a gosto
  • 10 galhos de coentro
  • 1 cebola grande
  • papel aluminio
  1. 1O preparo do peixe começa na compra dele. Se optar por peixes inteiros, de preferência aos frescos ao invés dos congelados, pois além de manterem a textura da carne mais integra, correm-se menos riscos de comprar algum com sabor forte ou até um pouco passado.
    Existem alguns segredos para escolher um peixe e saber se ele está realmente fresco que são: escamas firmes e brilhantes, a pele precisa estar úmida, os olhos brilhantes e salientes, as guelras limpas sem tons de cinza e com cores vivas.

    A textura do peixe bom é firme ao toque e quando pressionada levemente, deve retornar ao estado original. Inclusive na barriga não deve ter manchas escuras.
    É um engano imaginar que o peixe tem “cheiro de peixe”, pois o odor vem da produção de amônia, portanto, o cheirinho precisa ser agradável.

    Mesmo se for comprar em postas ou filé, conferir a textura e odor é fundamental.
    Depois de escolher, peça para a peixaria limpar o peixe e retoque quando for prepara-lo.

  2. 2Se o peixe for inteiro, faça cortes até a espinha central em diagonal com o espaçamentos de 2 dedos para que o tempero possa penetrar até o centro da carne.
    Use o sal a gosto, esfregando os 2 lados do peixe e esprema os 2 limões.
    Deixe descansar por 10 minutos.
  3. 3Coloque o coentro, cebolinha picados sobre o peixe dentro da assadeira.Corte a cebola e os tomates sem pele em rodelas e cubra o peixe.Regue com azeite e leve ao forno por 40 minutos coberto com papel e 10 minutos descoberto.
    Como os fornos variam quanto a temperatura, asse em aproximadamente 200 graus e observe quando o peixe estiver douradinho.