Purê batata

Purê batata

30 de setembro de 2014 0 Por Vovó Matilda

Purê batata

Galeria Purê batata

O purê de batatas é um prato muito tradicional e conhecido na culinária brasileira. Feito para acompanhar massas, carnes e outros pratos, o purê de batatas também pode ser incrementado e servido com bastante sofisticação pelas pessoas mais criativas.

Existem várias receitas que possuem em sua base o purê de batatas como o escondidinho de carne, que é muito tradicional na culinária mineira.

Além de muito fácil de fazer, essa receita não leva mais que uma hora para ficar pronta e pode ser feita por qualquer pessoa, independente de seu nível de conhecimento na cozinha. Aprenda agora, seguindo os passos abaixo, como preparar um delicioso purê de batatas e deixar as suas refeições ainda mais gostosas!

Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa

  • 1 Kg de batatas
  • Duas colheres de sopa de margarina
  • Um dente de alho amassado
  • Meia xícara de leite
  • Sal a gosto
  1. 1Primeiramente, separe um quilo de batatas e coloque-as em uma panela com água ou uma panela de pressão. Deixe-as cozinhando até que fiquem bem molinhas (quando a casca começa a se desprender da batata. Tome cuidado para não deixar cozinhando demasiadamente, pois as batatas poderão se desfazer.
  2. 2Agora, separe as batatas ainda quentes e retire a casca. Tome cuidado para não se queimar, se possível, faça isso debaixo de uma torneira com água corrente, assim você retira a casca com facilidade e evita queimar os seus dedos. Separe as batatas descascadas.
  3. 3Em seguida, utilize um espremedor de batatas para espremê-las em um refratário ou uma panela. Caso você não possua um espremedor, poderá utilizar um garfo ou uma colher para amassar as batatas. Faça isso até que não fiquem pedaços grandes na panela ou refratário (isso deve ser feito com as batatas ainda quentes).
  4. 4Agora, acrescente a margarina, o sal e o alho espremido e mexa a massa até que toda a margarina esteja bem derretida. Aproveite para conferir se não sobraram pedaços da batata que não foram espremidos, pois isso poderá alterar o sabor de seu purê.
  5. 5Por fim, acrescente o leite aos poucos e vá mexendo até que seu purê alcance a consistência desejada. Caso você coloque pouco leite, o purê ficará mais consistente e caso coloque mais leite, ficará mais líquido. Adicione sal a gosto e mexa bem para terminar de misturar todos os ingredientes.
  6. 6Agora, leve o seu purê até um recipiente que será utilizado para servi-lo e decore-o com tomates cereja e cheiro verde. Se desejar, também poderá acrescentar uma pitada de queijo parmesão ralado, o que irá tornar o sabor de seu purê ainda melhor.

Dicas e AVISOS

  • Tome cuidado ao manusear panelas quentes. Sempre que possível, utilize luvas térmicas para não se queimar!