Receita de porco no tucupi

Receita de porco no tucupi

30 de setembro de 2014 0 Por Vovó Matilda

Receita de porco no tucupi

Galeria Receita de porco no tucupi

Para quem não sabe, tucupi é um líquido extraído da mandioca, e ao prepara-lo é preciso cozinha-lo demoradamente, pois se estiver cru é um veneno para o ser humano. A mandioca precisa ser descascada, ralada e espremida, depois desse processo, o molho descansa, isso serve para a goma separar-se do líquido. Como eu disse acima ele precisa ser cozido demoradamente, só assim o veneno será eliminado. Agora aprenda a fazer um delicioso porco no tucupi.

Dificuldade Fácil Instruções

  1. 1

    Ingredientes:
    – Limão
    – Dentes de alho
    – Cravos da índia
    – Folhas de louro
    – Alfavaca
    – Vinho
    – Chicória
    – Maço de jambu
    – Pimenta do reino
    – Sal

  2. 2

    Antes de ensina-los a fazer o porco no tucupi, aprenda de como fazer o próprio tucupi. Compre mais ou menos 3kg de mandioca brava, alho, maços de chicória e pimenta de cheiro.

    Modo de preparo: Descasque a mandioca, lave e rale. Pegue uma panela e coloque dentro a mandioca, e vai pondo água até a a mandioca virar uma massa, depois de ter virado uma massa, esprema e sairá um líquido amarelo, que é chamado de tucupi, esse líquido deve descansar por 12 horas, pois a goma que vai separar o líquido. Depois do tempo, pegue uma panela grande, ferva o líquido com alho, misture a chicória e o sal por 2 horas.
    A goma que sobrou, ela pode ser usada na preparação do tacacá.
    Depois de temperar o porco, guarde o molho. Leve-o porco ao forno, na temperatura de 180°C, e coloque um pouco do molho reservado e deixe-o porco dourar. O ideal seria você regar o porco com o molho da assadeira, assim assará mais rápido, e dará mais sabor e deixe o assando. Em outra panela grande misture o tucupi, o jambu, a alfavaca, a chicória, e o resto do molho que sobrou. Deixe fervendo por 5 minutos e quando o porco estiver pronto, sirva o tucupi com o porco assado. O vinho pode ser branco seco, e use 4 xícaras cheias. Lave as folhas de louros e use duas para o preparo, os cravos-da-índia use 4, 1 maço de jambu e 1 dente de alho para o molho. O sal e a pimenta do reino são a gosto. Ao por a chicória, a alfavaca na panela, use uma colher de sopa de cada. E sempre que o líquido de tucupi não estiver temperado, use alho, alfavaca, e chicória e ferva. Se você preferir pode comprar o tucupi, pois comprando já vem preparado e pronto para o consumo. Nas grandes feiras e em supermercados você pode encontra-lo.